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domingo, 6 de março de 2011

GESTAR II 1º RELATÓRIO MATEMÁTICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE UNIÃO
JUNTOS PELA CIDADANIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA- SEMEC


PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM – GESTAR II /2011.
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES INERENTES AO I ENCONTRO PRESENCIAL
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
TUTOR: JOSÉ ORLANDO DA SILVA
DIA:18/02/11
LOCAL: CENTRO CULTURAL BENEDITO MARTINS NAPOLEÃO DO RÊGO
HORÁRIO: 8H ÀS 17H



Com as presenças do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Prof. José Barros Sobrinho e da Secretária de Educação e Cultura e demais autoridades ligadas à educação, deu-se a abertura do primeiro encontro presencial do GESTAR II em nosso município.
As atividades desta solenidade foram conduzidas pela Coordenadora do Programa, Professora Marilene Santana, que antecipadamente , reuniu-se com os tutores- Lucilene e EU (José Orlando) e a Diretora do Departamento de Ensino e Apoio à Aprendizagem Escolar(DEAPE)Antônia Barros, para formatarem a PROGRAMAÇÃO para este dia.
A Ilustríssima Senhora Secretária de Educação e Cultura Maria Dolores dos Santos Vieira, deu boas vindas aos professores cursistas, evidenciando a importância do curso de formação continuada para professores nas disciplinas de língua portuguesa e Matemática, e de sua satisfação em receber do Governo Federal mais uma ação do PAR, na área de capacitação, com vistas à melhoria dos índices educacionais em nosso município. Na ocasião solicitou dos professores cursistas empenho para que possam colher os bons frutos dessa formação,frisando ser esta uma oportunidade ímpar e que a Secretária estará presente nas ações que lhe compete, dando o apoio necessário durante o transcorrer do curso a fim de que esta formação atinja as metas programadas.Na oportunidade, agradeceu aos professores cursistas a participação em mais um evento promovido pela Secretaria , bem como, à Coordenadora do Programa,Professora Marilene Santana, pelo empenho e dedicação dispensados para a realização deste, ao tempo em também apresentou os tutores que irão conduzir esta caminhada, e disse ainda, sentir-se gratificada, pelas inúmeras ações educacionais promovidas em sua gestão, sempre com o apoio do Senhor Prefeito que também não mede esforços para promover cada vez mais uma educação de qualidade no município de União.
Em seguida, fez uso da palavra sua Excelência o Senhor Prefeito, ressaltando também a importância de uma ação dessa envergadura para a educação municipal e assegurou total apoio da Prefeitura nessa busca constante do aperfeiçoamento do processo educativo, através qualificação do quadro de professores, porque são eles os instrumentos humanos, que por meio de novas estratégias pedagógicas, podem revolucionar a educação formando cidadãos na difícil tarefa de construção do conhecimento. Na ocasião parabenizou a todos por mais esta ação do PAR no município e ao ministro da Educação Fernando Hadadd por oferecer mais uma capacitação aos professores rede municipal, visando as melhorias dos índices educacionais nas dificuldades acima exaradas.
Após os pronunciamentos da Secretária de Educação e do Senhor Prefeito deu-se prosseguimento à Programação com uma mensagem(slide) de acolhimento PALAVRAS PODEROSAS cuja efetivação e reflexão ficou sob a responsabilidade da Professora Antonia Barros. Em seguida transcorreu o HUMOR apresentado pelas cursistas que concluíram, recentemente, a FORMAÇÃO DIVERSIDADE TEXTUAL, que trouxeram para descontração dos presentes as engraçadas piadas envolvendo o famoso JOÃOZINHO, cujas arrancaram gargalhadas da platéia.
No ensejo, foi discorrido pela Coordenadora a apresentação do Programa GESTAR II, destacando carga horária, objetivos gerais e específicos, propostas pedagógicas, programação, desenvolvimento das atividades, como serão os encontro presenciais, as visitas do tutor ao professor cursista em sala de aula, como serão avaliados no decorrer do curso, a importância da presença, bem como a participação nos debates/discussões dos TPs e Aas nos encontros presenciais, com sugestão e práticas pedagógicas que visem a melhoria do processo ensino aprendizagem e como será a elaboração do Projeto dentro da disciplina para ser executado na escola a qual é lotado com vistas à interdisciplinaridade.Após essa explanação, os cursistas foram chamados a preencherem/verificarem sua situação cadastral junto ao Programa e preencheram o Curriculum Vitae; terminando o horário da manhã com um farto almoço oferecido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Prefeitura.
O horário da tarde iniciou-se com os cursistas em grupo, emitindo suas impressões sobre as questões: O gestar II como Programa de Formação Continuada em serviço; a Proposta Pedagógica do Gestar II; a implementação do Gestar II; o Gestar II e suas expectativas de mudanças; a especificidade do Programa em cada escola.Após um certo intervalo de tempo concedido aos grupos, seguiu-se a discussão/debate em plenária das respostas levantadas por cada grupo; conforme atividades das unidades 1,2,3,4 do guia geral.Ao final, distribuiu-se as tarefas a serem trabalhadas no próximo encontro, pedindo a todos empenho no desenvolvimento/solução das mesmas, trazendo sugestões de como aplicá-las em sala de aula, a fim de que possamos alcançar os objetivos desejados pelo Programa.
Conclusão: A qualificação no processo escolar tem como objetivo central consolidar o objetivo da formação, privilegiando a esta, sobre outros insumos, como instrução, ensino, treinamento.Do ponto de vista do professor, trata-se de passar do ensinar para o formar, educar.Do ponto de vista do aluno, é passar do aprender para o aprender a aprender.A impressão colhida nesse primeiro contato presencial foi muito boa, pois os professores cursistas demonstraram grande interesse pelo curso, haja visto a participação efetiva de todos os selecionados nos dois momentos do encontro e nas discussões suscitadas.Espera-se que essa motivação seja uma constante nos futuros encontros, para que juntos busquemos fornecer aos nossos educandos, através de um projeto pedagógico dotado de qualidade formal e política, um processo construtivo do conhecimento que envolva a formação do sujeito histórico competente, capaz de fazer seu destino.



José Orlando da Silva

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