Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de março de 2011

GESTAR II PRIMEIRO RELATORIO LÍNGUA PORTUGUESA

Aos dezoito (18) dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e onze (18/02/2011) realizou-se a Abertura Oficial do Programa GESTAR II, do município de União – PI, no Centro Cultural Bendito Martins Napoleão do Rêgo. A programação da manhã foi toda voltada para a apresentação do programa aos participantes, envolvendo os professores cursistas, autoridades convidadas (secretários municipais, representantes de instituições), a Secretária de Educação e o Prefeito Municipal. Segue a programação.
HORÁRIO: 8h às 12h
14h às 16
8h – Acolhimento e Composição da mesa
9h – Execução do hino de União
Mensagem – Palavras Poderosas
Reflexão – Professora Antônia Barros
Diversidade textual em foco – apresentação de Humor
10h – Uso da fala:
Tutores
Secretária de Educação
Prefeito
10h30min – Lanche
11h –Apresentação do Programa
12h – Almoço
14h – Início do Curso – Tutores em ação
“O homem nasceu para aprender, tanto quando a vida lhe permite”.

Tanto a Secretária, a Professora Maria Dolores Vieira e o Prefeito José Barros Sobrinho, fortaleceram em suas falas, a importância da formação continuada na vida do profissional da educação, diante dos novos paradigmas que se apresentam diariamente e da necessidade de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, através das avaliações externas e de melhorar a qualidade da educação. Enfatizou o compromisso deles enquanto autoridades e nossa como os profissionais da educação, os maiores maestros dessa orquestra que é a educação.
Seguiu-se com a apresentação do Programa GESTAR II, pela professora Marilene Rodrigues Santana, coordenadora municipal do programa. Ao longo dessa apresentação, preocupou-se em dar ênfase às relações interpessoais, a afetividade e a relação de parceria que deve existir entre professores e alunos em sala de aula. Após o momento de questionamentos e tira dúvidas, partimos para um maravilhoso almoço coletivo, aproveitando pra um espaço de confraternização entre os participantes das turmas de Língua Portuguesa e Matemática.

ALMOÇO!!!






Na parte da tarde, cada professor formador assumiu sua turma, e desenvolvemos essa pauta:
1. Acolhimento
2. Apresentação dos Participantes
3. Contrato de Convivência
4. Preenchimento do Currículo Vitae
5. TRABALHO DE GRUPO – Responder aos questionamentos das unidades
6. Plenária
7. Cafezinho
8. Orientações para o próximo encontro;
9. Frequência
10. Encerramento
Iniciamos com o preenchimento do Curriculum Vitae de cada cursista. Encerrada esta parte, nos acolhemos mutuamente com a dinâmica “Desfile das qualidades” como forma de descontrair o grupo e fazer a apresentação de cada um. Boa receptividade e muita animação! Pensando nos possíveis transtornos, fechamos de forma bem participativa, o nosso contrato de convivência durante os 10 meses de formação as seguintes palavras chaves: HUMILDADE, PARTILHA, UNIÃO, PERSEVERANÇA, RESPEITO, EMPENHO, RESPONSABILIDADE, COMPROMISSO, COMPREENSÃO, DINAMISMO.
Em seguida, promoveu-se um TRABALHO DE GRUPO, onde foram trabalhadas as questões do Guia Geral, relacionadas às unidades que compõem o material do Gestar:
UNIDADE I – O Gestar II como Programa de Formação Continuada em Serviço;
UNIDADE II – A Proposta Pedagógica do Gestar II;
UNIDADE III – A Implementação do Gestar II;
UNIDADE IV – O Gestar II, as Expectativas de Mudança e a Especificidade do Programa em cada Escola.
Esse momento foi realizado com as duas turmas e percebemos através da apresentação feita que os objetivos foram alcançados, visto que tanto as respostas e os questionamentos mostraram entrosamento com o programa e o desejo de participar da formação.
Decidiu-se que o dia de formação corresponderá ao horário pedagógico do professor em sala de aula; acordou-se que os professores de línguas será o dia de sexta-feira, o dia todo, somando oito horas.
Solicitou-se aos professores que confeccionassem a sua CAIXA DAS LINGUAGENS e que, no próximo elas já sejam apresentadas. A idéia foi aceita por todos.
Trabalhou-se o filme a ERA DO GELO, como forma de motivar para a persistência no programa e para o retorno ao segundo encontro.
Como ainda não dispúnhamos do material a ser entregue aos professores, acordou-se que eles receberiam antes da data do segundo encontro acompanhado das respectivas atividades: leitura das unidades 9 e 10, do TP3 e suas atividades, definidas pela professora formadora. Após o lanche, nos despedimos desejando a todos bom trabalho, bons estudos e boa vida!
Considerações:
Sentimos o grupo bastante motivado e participativo. Alguns, embora ainda com pendências em suas lotações, dispõem de boa vontade para receberem a formação, assimilando a importância desta na vida profissional de cada e na melhoria da qualidade do trabalho realizado, o que nos deixou muito feliz, empolgados e motivados também para continuar com a nossa missão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário