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quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PDE/GESTAR II ENCONTRO PRESENCIAL N° 14 DIA 06/10//11
DISCIPLINA: MATEMÁTICA TUTOR: Prof. José Orlando
RELATÓRIO
TURNO MANHÃ
• Discussão sobre a culminância do Projeto Português/Matemática da Unidade Escolar Joana Maria da Conceição no dia 07.10.11 – Comentários sobre a dificuldade dos professores cursistas para execução; sugestões
• Participação da comunidade
• Debates/discussões/sugestões de atividades para o último encontro presencial e data do encerramento do Curso de formação Continuada do GESTAR II.
• Sugestões para futuros cursos de formação continuada
• Aspectos positivos
• Aspectos negativos
• Foram feitos os seguintes questionamentos:
1) Qual mudança verificada na postura do professor em sala de aula.?
2) Os projetos de trabalho, os encontros pedagógicos presenciais, contribuíram para uma melhor ressignificação dos espaços de aprendizagem?
3) As atividades desenvolvidas nos projetos e durante os encontros presenciais foram de tal forma voltadas para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes?
• Com a participação de todos os cursistas pontuou-se as seguintes sugestões didático-pedagógicas:
1) Desenvolver uma abordagem contextualizada do conhecimento matemático para dar significado ao aprendido;
2) Compreender o ensino matemático como um processo de produção de conhecimento.
3) Entender o ensino da matemática como instrumento para compreensão dos problemas contemporâneos, permitindo-lhes tomadas de decisões conscientes.
4) Estimular estratégias diversificadas de ensino que valorizem mais o raciocínio e os conceitos gerais que a memória e os detalhes factuais
5) Elaborar atividades que permitam aos alunos saírem da condição de espectadores passivos do processo ensino-aprendizagem, convertendo-se em” pesquisadores iniciantes”.
6) Estimular os valores de cidadania e a participação social dos alunos em atividades comunitárias.

TURNO TARDE
Estudo do TP6 envolvendo
• a unidade 24
• Estudo das Funções: linear, afim, identidade e constante
• Resolução de situações-problemas envolvendo funções do 1° grau
• Resolução de sistema de equações do 1• grau por meio gráfico de funções do 1°grau
• Construção do Conhecimento matemático em ação: abordando a função linear
• Transposição didática: produto cartesiano, relações, tipos funções, proporcionalidade.
• Resolução das atividades do AA6 relacionado a Unidade 24 e outras relacionadas com o tema abordado e outro correlacionados com o conhecimento matemático, priorizando sempre a melhor forma didática de como mostrar a importância do conhecimento em foco.

METODOLOGIA: Adotou-se entre os participantes a motivação e a participação ativa dos cursistas no processo ensino-aprendizagem, mediante a socialização do conhecimento, o debate de opiniões, o esclarecimento da dúvida, a experimentação, o estímulo à pesquisa na busca de novas propostas pedagógicas para o ensino da matemática e ao trabalho prático, bem como o desenvolvimento do raciocínio.

ASPECTOS NEGATIVOS:
• NIHIL


ASPECTOS POSITIVOS
• Sem dúvida a motivação e o compromisso dos envolvidos na busca de diretrizes que visem à melhoria do aprendizado do aluno em sala de aula e à maior eficácia no desempenho dos professores na prática da docência do conhecimento matemático..

• AVALIAÇÂO
Bastante significativa, pois nas aferições desenvolvidas pelos professores cursistas no decorre do encontro, pode se verificar as conquistas dos mesmos, bem como as dificuldades enfrentadas por eles, e ajudá-los a desenvolver habilidades, estimulando o seu amadurecimento na aquisição de modelos e esquemas como os propostos pelo GESTAR II.

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