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quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PDE/GESTAR II ENCONTRO PRESENCIAL N° 15 DIA 13/10//11
DISCIPLINA: MATEMÁTICA TUTOR: Prof. José Orlando
RELATÓRIO
TURNO MANHÃ
• Discussão sobre a culminância do Projeto Português/Matemática da Unidade Escolar “Lilásia Marques” e Pe. Luis de Castro Brasileiro:
• Sugestões didáticas que facilitem a disseminação de conteúdos matemáticos em sala da de aula.
• Sugestões de como melhorar as futuras capacitações
• O que melhorou e o que é preciso melhorar para que haja uma maior aprendizagem do ensino de matemática em sala de aula e que leve o educando a aplicá-lo no seu cotidiano
• Revisão de conteúdos constante no TP2 e TP3 (esclarecendo dúvidas)
• Revisão das atividades constantes TP2 e TP3 e no AA2 eAA3
TURNO TARDE
• Avaliação pelos cursistas dos projetos já apresentados
• Dificuldades encontradas na implantação e culminância dos projetos
• Aspectos positivos e negativos
• Sugestões para que se tire o maior proveito na culminância do Projeto
• Revisão das atividades constante no TP4 e TP5 e AA4 e AA5
• Avaliação pelos cursistas:
1) Do curso
2) Aspectos positivos e negativos
3) No aprendizado do aluno que pontos merecem destaque
4) O aprendizado durante o decorrer do curso teve significativas melhoras
5) Quais mudanças foram observadas no trabalho do professor em sala de aula
6) Houve assimilação significativa da temática utilizada pelo GESTAR II na condução dos trabalhos em sala de aula, quanto a disseminação dos conteúdos de matemática
7) No aluno melhorou o interesse, a motivação, a participação durante as aulas de matemática
8) As mudanças significativas tanto na postura do professor quanto na do aluno, ante essa nova metodologia de ensinar matemática .

METODOLOGIA: Adotou-se entre os participantes a motivação e a participação ativa dos cursistas no processo ensino-aprendizagem, mediante a socialização do conhecimento, o debate de opiniões, o esclarecimento da dúvida, a experimentação, o estímulo à pesquisa na busca de novas propostas pedagógicas para o ensino da matemática e ao trabalho prático, bem como o desenvolvimento do raciocínio.

ASPECTOS NEGATIVOS:
• NIHIL

ASPECTOS POSITIVOS
• Sem dúvida a motivação e o compromisso dos envolvidos na busca de propostas didáticas que visem à melhoria do aprendizado do aluno em sala de aula e uma maior eficácia no desempenho dos professores na prática da docência do conhecimento matemático.

AVALIAÇÂO
Positiva, pois no encontro pode se verificar nos cursistas uma mudança de postura quanto essa nova metodologia no desenvolvimento dos conteúdos de matemática em sala de aula e o envolvimento dos mesmos na buscas propostas pedagógicas em consonância com os objetivos do GESTAR II.

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