Total de visualizações de página

domingo, 3 de abril de 2011

2º relatório de Matemática GESTAR II 2011

PDE – GESTAR II - 2 ° ENCONTRO PRESENCIAL DATA : 03/03/2011
LOCAL: UNIDADE ESCOLAR PE LUIS DE CASTRO BRASILEIRO
TUTOR: José Orlando da Silva
Relatório das Atividades Desenvolvidas
Unidade I Caderno Teoria e Prática I
Tema: Explorando conceitos matemáticos numa discussão sobre alimentação
Desenvolvimento das atividades
01. Turno da Manhã
• Reflexões sobre o papel do professor no ensino da matemática na atualidade na visão proposta pelo GESTARII: Exposição feita tutor.
• Explanação sobre a estrutura das oficinas e seus objetivos mais gerais: leitura coletiva
• Em grupo de 4(quatro), os professores cursistas fizeram um estudo sobre temática do ensino da matemática quanto:
→Resolução de situação – problema
→Construção do conhecimento matemático em ação
→Transposição didática
• Debate/discussão/r4eflexão em plenário dos pontos de destaque assinalados pelos grupos sobre as temáticas em estudo.
• Em grupo, passou ao estudo das atividades propostas na Seção 1.
• Discussão em plenário das dificuldades encontradas para solução das atividades estudadas na Seção 1 e sugestões sobre práticas que facilitaria uma maior compreensão das questões ali exaradas bem como ,outros caminhos que se poderia de forma mais simples chegar à solução das mesmas, transpondo esse conhecimento para uma realidade mais próxima do educando dentro e fora da sala de aula.
02. Turno tarde
• Em plenário, fez-se a leitura reflexiva sobre os textos de referência propostas no TP1, da Unidade 1, sobre a proposta pedagógica: Resolução de problemas abordando os seguintes momentos:
→ como preconizada nos anos 90
→ à luz dos Parâmetro Curriculares Nacionais
→segundo a propostas do Gestar II
• Em grupo de 4 , professores cursistas passaram a estudar as atividades propostas na Seção 2 e Sessão Coletiva 1 do TP1 parte A e B, onde na oportunidade, houve registro das dificuldades que encontraram para desenvolvê-las e as sugestões didáticas para uma melhor aproveitamento de tempo para as suas soluções, onde estas foram discutidas coletivamente.
• Das discussões/debates suscitadas no encontro durante todo dia, as dificuldades mais prementes encontradas pelo cursista e que merecem registro:
1) Dificuldade na articulação do conhecimento e na transposição didática
2) Carência de material didático na escola
3) Programação curricular diferenciada dos tema enfocados no GESTAR II
4) Dificuldade na contextualização dos conteúdos por falta de tempo para leitura e preparação dos mesmos a serem ministrados.
• Sugestões dos cursistas: Que professor:
1) Disponha de mais tempo para leitura de textos relacionados com o conteúdo a ser ministrado em sala de aula
2) Tenha na escola material didático compatível com os conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula;
3) Traga para sala de aula do conhecimento/vivência do aluno;
4) Crie um canal de comunicação que o aproxime mais do aluno e de sua realidade inteirando das diversas situações que o cercam e que dificultam o seu aprendizado.

03. Conclusão
De tudo que vivenciou-se nesse segundo encontro presencial, observou-se que há uma preocupação do professor cursista em melhorar os seus conhecimentos vivenciando novas situações didáticas, na busca de novas técnicas pedagógicas que visem tornar a aprendizagem da matemática dentro de uma contextualização que leve o aluno á construção do conhecimento.
No que concerne à aquisição de conhecimentos, a utilização das idéias levantadas nas discussões neste encontro, mostrou-se que as mesmas são viáveis e que se encontram dentro da realidade de nossas escolas. E que se postas em práticas, constituem–se em peças auxiliares e poderosas na busca de um ensino rico, pleno de significado e, portanto, capazes de enriquecer o cotidiano da sala de aula contribuindo assim, para uma aprendizagem de qualidade, em consonância com os objetivos a que se propõe o GESTAR II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário