Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de julho de 2011

7o Encontro de Lingua Portuguesa Gestar II – Dia 03/06/11 8h/a

TUTORA: Lucilene Fernandes da Silva
Aos três (03) dias do mês de junho deste ano de 2011, realizou-se o 7o Encontro do Programa Gestar II de Língua Portuguesa, na U.E. Pe. Luís Brasileiro de Castro, no município de União. A proposta no dia era realizar uma exposição das unidades 13 e 14, sobre o Letramento e os processos de leitura, agora estudando o TP4, temas bastante persistentes para a realidade das turmas trabalhadas pelos cursistas. O encontro deu inicio às 8 horas, com um momento de acolhida através do texto “valeu amigo”,uma música de Mc Pequeno e Menor, retratando a necessidade de pessoas amigas em nossa caminhada pessoal e profissional e ainda necessidade de se manter uma relação de parceria em nossas salas de aula. Em seguida, trabalhar as seções das unidades, tanto a parte teórica como as atividades propostas pelo manual. Os cursitas demonstraram bastante interesse nessas unidades, como uma busca de alternativas para melhorar as suas práticas  pedagógicas na área  da leitura. Após este momento, partimos para a reflexão do texto do ampliando nossas referências, de Matêncio, culminando essas seções. Em seguida, conversou-se sobre as propostas dos projetos, de cada escola envolvida. Sentiu-se a necessidade de oportunizar um momento de discussão  coletiva com os cursistas de matemática, a ser marcado oportunamente. Escolhidos os avançando na prática, fez-se as considerações finais e marcou-se o próximo para o dia 17/06/11.
Considerações Finais:
Tanto a unidade 13 como a unidade 14, oportunizou uma rica discussão sobre a questão da leitura e da escrita em sala de aula e da necessidade de formação nessa área para os professores outros  tanto os de língua portuguesa como os das demais disciplinas, pois a leitura perpassa à disciplina específica, como pensa a maioria, o que tomaria mais oportuno o processo da leitura e da escrita. Para tanto, surge aí o compromisso dos cursitas de discutir também tais temas em suas escolas com seus colegas de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário