PDE/GESTAR II ENCONTRO PRESENCIAL N° 8 DIA 09/06/11
DISCIPLINA: MATEMÁTICA TUTOR: Prof. José Orlando
RELATÓRIO
TURNO MANHÃ
· Estudo do TP4 – Unidade 15 – Revisão/reforço dos seguintes conteúdos:
1. Teorema de Tales e suas aplicações
2. Semelhanças de triângulos (Condições) – aplicações
3. Construção do conhecimento matemático em ação
4. Noções de segmentos na circunferência (comprimento de um arco, cordas, secantes e tangentes)
5. Congruência de triângulos
6. Potenciações e sua s propriedades,
· Criação e resolução de situações-problemas relacionados aos conteúdos revisados em grupo e individuais.
TURNO TARDE
· Estudo TP4 - Unidade 16 – Revisão/reforço dos conteúdos:
1. Proporcionalidade
2. Triângulo Retângulo e suas propriedades
3. Teorema de Pitágoras
4. Relações trigonométricas no triângulo retângulo e num triângulo qualquer
5. Raiz Quadrada
6. Triângulos e teoremas
7. Radiciação e Paralalelismo:: ângulos alternos: externos e internos, correspondentes e colaterais internos e externos; ângulos complementares e suplementares .
8. Resolução de atividades relacionadas com os conteúdos trabalhados.
· Metodologia
Os estudos foram conduzidos através de: aulas expositivas, atividades em grupos. Discussões em plenários sobre as duvidas e sugestões para melhorar o ensino de matemática em sala de aula.
ASPECTOS NEGATIVOS
· NIHIL
ASPECTOS POSITIVOS:
· As discussões em torno dessa modalidade de ensinar matemática. Pois o GESTAR II, nessa nova fase proporciona ao professor boas ferramentas de trabalho para o ensino de matemática em sala de aula e para os alunos, atividades atraentes , que refletem a vivência dos mesmos na realidade que os cercam.
AVALIAÇÃO
· Positiva, pois, procurou-se no encontro dar um melhor dinamismo aos tema discutidos, focando sempre o objetivo maior do GESTAR II, que é o universo de relações sociais que o aluno vive, levando –o a perceber que a compreensão do mundo das ciências exatas é fundamental para o entendimento das inter-relações entre a Matemática, as outras formas de conhecimento e a sociedade.
PDE/GESTAR II ENCONTRO PRESENCIAL N° 9 DIA : 16/06/11
DISCIPLINA: MATEMÁTICA TUTOR: Prof. José Orlando
RELATÓRIO
TURNO MANHÃ
· Teoria e Prática 4 – Parte I – Socializando o conhecimento e experiências de salda de aula
1. Unidade 14
2. Unidade 16
3. Seção coletiva – Unidade 13- Realização de oficinas: Parte A, B e C
4. Seção coletiva 8 – Unidade 15: Parte A, B e C
· Metodologia:
Procurou-se no encontro sistematizar, de maneira didática e pedagógica, explicações que permitam ao aluno, através de um trabalho coletivo,a apropriação de conceitos relacionados com o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, proporcionado-lhe a ter uma visão do que está estudando e que por meios de textos e atividades pedagógicas controladas, levá-lo a construir conhecimentos.
TURNO TARDE
· Inicio do estudo do TP5 - Unidade 17 e as atividades relacionadas com:
1) Resolução de situações – problemas, conhecimento matemático em ação, explorando os seguintes conceitos:
→ Principio multiplicativo
→ Problemas envolvendo Contagem
→ Raciocínio combinatório e recursivo
→ Fatorial
→ Noções de Permutações e Arranjos
→ Noções de Probabilidade
→ Aplicações do Principio Fundamental de Contagem
2) Unidade 18 – TP5
→ Matemática e interações sociais abordando os seguintes conceitos:
a. Métodos de contagem
b. Criação de problemas que envolvam noções de combinações simples e arranjos
c. Reflexões sobre a transposição didática do Principio Fundamental de Contagem
d. Reflexões sobre o Texto em referência: Etanomatemática.
3) Metodologia: Nas atividades desenvolvidas, procurou-se munir o professor cursista de sugestões didático-pedagógicas atualizadas e eficientes, para os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula procurando explorar o cotidiano do aluno, levando-o a entender o significado daquilo que está aprendendo e com isso, aumentar o seu interesse, favorecendo a sua aprendizagem.
4) Unidade 13 e possíveis dificuldades na implementação das mesmas em sala de aula
ASPECTOS NEGATIVOS
· NIHIL
ASPECTOS POSITIVOS:
· A participação efetiva do cursista nas atividades desenvolvidas, tanto nas discussões como nas oficinas .
AVALIAÇÃO
POSITIVA, pois no encontro deu-se um melhor dinamismo aos temas discutidos, tendo sempre como foco melhorar o ensino de matemática em sala de aula, colocando em pauta conhecimentos relevantes que leve o aluno a compreensão de conceitos e procedimentos vinculados a esse ensino, e que eles possam aplicá-los em situações diversas no contexto das atividades cotidianas.
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