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terça-feira, 5 de julho de 2011



PDE/GESTAR II             ENCONTRO PRESENCIAL N° 8                     DIA 09/06/11
DISCIPLINA: MATEMÁTICA                                       TUTOR: Prof. José Orlando
RELATÓRIO
TURNO MANHÃ
·         Estudo do TP4 – Unidade 15 – Revisão/reforço dos seguintes conteúdos:
1.        Teorema de Tales e suas aplicações
2.        Semelhanças de triângulos (Condições) – aplicações
3.        Construção do conhecimento matemático em ação
4.        Noções de segmentos na circunferência (comprimento de um arco, cordas, secantes e tangentes)
5.        Congruência de triângulos
6.        Potenciações e sua s propriedades,
·         Criação e resolução de situações-problemas relacionados aos conteúdos revisados em grupo e  individuais.
TURNO TARDE
·         Estudo TP4 - Unidade 16 – Revisão/reforço dos conteúdos:
1.        Proporcionalidade
2.        Triângulo Retângulo e suas propriedades
3.        Teorema de Pitágoras
4.        Relações trigonométricas no triângulo retângulo e num triângulo qualquer
5.        Raiz Quadrada
6.        Triângulos e teoremas
7.        Radiciação e Paralalelismo:: ângulos alternos: externos e internos, correspondentes  e colaterais internos e externos; ângulos complementares e suplementares .
8.        Resolução de atividades relacionadas com os conteúdos trabalhados.
·         Metodologia
      Os estudos foram conduzidos através de: aulas expositivas, atividades em grupos. Discussões em plenários sobre as duvidas e sugestões para melhorar o ensino de matemática em sala de aula.
 ASPECTOS NEGATIVOS
·         NIHIL
ASPECTOS POSITIVOS:
·         As discussões em torno dessa modalidade de ensinar matemática. Pois o GESTAR II, nessa nova fase proporciona ao professor  boas ferramentas de trabalho para o ensino de matemática em sala de aula e para os alunos, atividades atraentes , que refletem a vivência dos mesmos na realidade que os cercam.
AVALIAÇÃO
·         Positiva, pois, procurou-se no encontro dar um melhor dinamismo aos tema discutidos, focando sempre o objetivo maior do GESTAR II, que é o universo de relações sociais que o aluno vive, levando –o a perceber que a compreensão do mundo das ciências exatas   é fundamental para o entendimento das inter-relações entre a Matemática, as outras formas de conhecimento e a sociedade.








PDE/GESTAR II             ENCONTRO PRESENCIAL N° 9                        DIA : 16/06/11
DISCIPLINA: MATEMÁTICA                                       TUTOR:  Prof. José Orlando
RELATÓRIO
TURNO MANHÃ
·         Teoria e Prática 4 – Parte I – Socializando o conhecimento e experiências de salda de aula
1.        Unidade 14
2.        Unidade 16
3.        Seção coletiva – Unidade 13- Realização de oficinas: Parte A, B e C
4.        Seção coletiva 8 – Unidade 15: Parte A, B e C
·         Metodologia:
Procurou-se no encontro sistematizar, de maneira didática e  pedagógica, explicações que permitam ao aluno, através de um trabalho coletivo,a apropriação de conceitos relacionados com o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, proporcionado-lhe  a ter uma visão do que está estudando e que por meios de textos e atividades pedagógicas controladas, levá-lo a construir conhecimentos.   
TURNO TARDE
·         Inicio do estudo do TP5 -  Unidade 17 e as atividades relacionadas com:
1)       Resolução de situações – problemas, conhecimento matemático em ação, explorando os seguintes conceitos:
→ Principio multiplicativo
→ Problemas envolvendo Contagem
→ Raciocínio combinatório e recursivo
→ Fatorial
→ Noções de Permutações e Arranjos
→ Noções de Probabilidade
→ Aplicações do Principio Fundamental de Contagem
2)       Unidade 18 – TP5
         → Matemática e interações sociais abordando os seguintes conceitos:
a.        Métodos de contagem
b.        Criação de problemas que envolvam noções de combinações simples e arranjos
c.        Reflexões sobre a transposição didática do Principio Fundamental de Contagem
d.        Reflexões sobre o Texto em referência:  Etanomatemática.
3)       Metodologia: Nas atividades desenvolvidas, procurou-se munir o professor cursista  de sugestões didático-pedagógicas atualizadas e eficientes, para os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula procurando explorar o cotidiano do aluno, levando-o a entender o significado daquilo que está aprendendo e com isso, aumentar o seu interesse, favorecendo a sua aprendizagem. 
  
4)       Unidade 13 e possíveis  dificuldades na implementação das mesmas em sala de aula
ASPECTOS NEGATIVOS
·         NIHIL
ASPECTOS POSITIVOS:
·         A participação  efetiva do cursista nas atividades desenvolvidas, tanto nas discussões como nas oficinas .
AVALIAÇÃO
      POSITIVA, pois no encontro deu-se um melhor dinamismo aos temas discutidos, tendo sempre como foco melhorar o ensino de matemática em sala de aula, colocando em pauta  conhecimentos relevantes que leve o aluno  a compreensão de conceitos e procedimentos vinculados a esse ensino, e que eles possam aplicá-los   em situações  diversas no contexto das atividades cotidianas.      







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