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quarta-feira, 20 de julho de 2011






PDE/GESTAR II             ENCONTRO PRESENCIAL N° 10                               DIA: 07/07/11
DISCIPLINA: MATEMÁTICA                                       TUTOR:  Prof. José Orlando
RELATÓRIO

TURNO MANHÃ
·         Revisão dos seguintes conteúdos: Principio Fundamental da Contagem, Principio da Multiplicidade, Permutação simples, Arranjos simples e Combinações, Diagrama de árvores, Noções sobre Probabilidade.
·         Resolução de todas atividades relacionadas aos conteúdos revisados, enfocando tabelas referentes ao Principio da multiplicidade, Métodos de contagem para determinação de probabilidades;
·         Elucidação de dúvidas através de discussões dirigidas aos conteúdos já estudados.
·         Unidade 19 TP5- Revisão  - Debates e discussões sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática
·         Uso de planilhas eletrônicas para resolução de equações biquadradas e resolução de situações-problemas e de atividades relacionadas com conteúdo em foco.
·         Uso de calculadora e de fatoração na resolução de equações biquadradas
·         Debates e discussões sobre o uso da Informática no ensino de matemática em sala de aula.
·         Estudo da Unidade 20 – TP5 – Revisão das atividades relacionadas com Casos congruência de Triângulos
·         Leitura reflexiva do texto de referência: Desenvolvimento de hábitos de pensamento no ensino e aprendizagem de matemática.
·         Sociabilizando o conhecimento: Teoria e Prática II 5 – Parte II (Unidades 18 e 20)
·         Sessão Coletiva 9 –Teoria e Prática 5 – Parte III  ( Unidade 17)

METODOLOGIA: Aulas expositivas, debates e discussões dirigidas, Resolução de exercícios diversos, realização de oficinas, relato de experiências vividas em sala de aula, criação de situação problemas relacionadas aos conteúdos trabalhados.

TURNO TARDE:

·         Inicio do estudo do TP6 – Unidade 21, explorando os seguintes conteúdos:
  Álgebra como  a  ferramenta humana: frações e frações algébrica
  Resolução de situação – problemas envolvendo: monômios, binômios, trinômios e polinômios e suas operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).;
→ Produtos notáveis
→ Leitura  reflexiva sobre o texto de referência: o sentido do símbolo no sentido informal e matemática formal.
→ Resolução das atividades propostas no livro-texto da unidade em estudo.
·         Estudo da Unidade 22 do TP6 –  Relação do estudo da matemática com movimentos migratórios
→ Resolução de situações problemas envolvendo: localização, deslocamentos e sistema de coordenadas relacionadas aos movimentos migratórios no Brasil.
→ Resolução das atividades propostas na unidade em estudo
→ Construção de gráficos estabelecendo  as coordenadas de movimentos migratórios no Brasil
→ Estudo do sistema de coordenadas cartesianas e sua importância para o estudo em questão.
→ Leitura em grupo e reflexiva sobre o texto de referência: Geometria da orientação e do deslocamento.
·         Projeto: Discussões em torno da culminância.

METODOLOGIA: O encontro nesse segundo turno envolveu as seguintes atividades: Aulas expositivas, leitura de textos, resolução das atividades propostas nas Unidades em estudos, discussões e debates das duvidas levantadas e sugestões de práticas pedagógicas inovadoras, para que aplicadas  em sala de aula vise a motivação e a melhoria do ensino da matemática capacitando o aluno a construção de novos saberes

ASPECTOS NEGATIVOS:
·         NIHIL



ASPECTOS POSITIVOS
·         Sem dúvida nenhuma, a  motivação, observada em todos os participantes na busca constante de práticas pedagógicas, que aplicadas em sala de aula ,  aproxime o ensino de matemática mais próximo da realidade que cerca o aluno, aproveitando a sua vivência e seu conhecimento do mundo real em que  vive, numa  metodologia pautada em atividades práticas e lúdicas, que o leve  a construir conhecimentos.

AVALIAÇÃO
·         Muito significativa, pois no encontro discutiu-se as vantagens do ensino de matemática de forma mais dinâmica, num contexto que capacite ao educando sua inclusão/integração de forma plena com as inovações tecnológicas e toda parafernália eletrônica, em que hoje está inserida a sociedade  contemporânea.

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