Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de abril de 2011

2º RELATÓRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA




2o Encontro – GESTAR II
Língua Portuguesa – Duração 8h
Relatório

Aos onze (11) dias do mês de março de dois mil e onze (2011) realizou-se o segundo encontro de formação do programa GESTAR II, de Língua Portuguesa, na Unidade Escolar Padre Luís Brasileiro, de 8h às 18h. Iniciou-se com o momento de acolhida, com a leitura do texto “A importância do perdão, de forma coletiva, seguida de reflexões, devido nos encontrarmos no tempo quaresmal, concluída com o abraço do perdão. Em seguida, fez-se a retrospectiva do encontro anterior com a leitura do relatório, assinado pelos presentes, bem como a memória do contrato de convivência. Iniciou-se com alguns minutos de atraso, compensados durante o encontro. Partiu-se para a apresentação do filme “Narradores de Javé” que, com a proposta de análise, deu suporte às discussões das unidades 09 e 10, sobre os gêneros textuais e as dificuldades de leitura e escrita encontradas no trabalho em sala de aula e na nossa própria vida como leitores e escritores. Apresentou-se em seguidas as provas diagnósticas que serão aplicadas com os alunos das turmas selecionadas pelos professores, como forma de reconhecer o estilo dessas provas, tanto as de entrada como as de saída. Após esses momentos, deu-se início de fato a apresentação das unidades 09 e 10, utilizando a metodologia de participação de todos, através de uma exposição dialogada e discutindo as atividades propostas pela autora, ao tempo em que os professores socializavam as atividades “Indo a sala de aula”, vivenciadas por cada um, na semana que antecedeu o segundo encontro. Percebeu-se o empenho do grupo, o que facilitou o andamento da pauta proposta para o dia.
2o Encontro: Dia 04/03/11
1.       Acolhimento
ü    Leitura do texto “A importância do perdão”, coletivamente;
ü    Abraço do perdão.
2.       Retrospectiva do Encontro anterior – Leitura do Relatório.
3.       Rememória do Contrato de Convivência. (cartaz)
4.       Apresentação do filme “Narradores de Javé”.
5.       Proposta de Análise do filme assistido.
*Análise das provas diagnosticadas de entrada e saída.
6.       Apresentações das unidades 9 e 10:
7.       Definição do “Avançando na prática”.
8.       Mensagem final
Até o próximo encontro
          18/03/11
Obs.: Faltou ver aniversariantes.



Em seguida, cada professor definiu qual “Avançando na prática” iria realizar em sala de aula, ficando assim disposto:
1.       Eliane – p.41
2.       Francineide – Biografia p.25
3.       Jesus ferreira – Biografia p.25
4.       Elenice Braga - Fábula p.41
5.       Sônia – p.84
6.       Luisa Guimarães – p.74
7.       Raimundinha – p.74
8.       Silvia – p.74
9.       Elisa Pierote – p.74
10.   Antonio Cícero – p.74
11.   Francisca Castro – Fábula -41
12.   Edileuza Nery de Sousa – p. 41
13.   Vânia Cristina – p.74

Feita a explicação sobre como procedeu no “Avançando na prática”, explicou-se que é necessário fazer os registros escritos e fotográficos para serem apresentados no terceiro encontro. Tiradas as dúvidas, foi feita a mensagem final, desejando a todos BOM TRABALHO!



4o Encontro – Dia 18/03/11 – 4h/a
·         Orientação geral sobre o desenvolvimento do projeto;
·         Guia geral

O encontro teve inicio às oito horas, contando com treze professores cursistas. Iniciou-se com um momento de acolhida e reflexão sobre o slide “O espelho”, nos fazendo lembrar que as ações praticadas por nós aos outros, nos retorna no nosso dia-a-dia. Em seguida foi feita a leitura do relatório do encontro anterior e relembrando a necessidade de leitura do material ao avançando na prática. Abriu-se também para um momento de apresentação dos fatos ocorridos durante a semana e de atividades realizadas em sala de aula neste período. Seguiu-se com as discussões voltadas para o projeto a ser desenvolvido durante a formação, embasadas pelas orientações dadas pelo guia geral. Ficou assim definida a pauta do dia:
18/03/11
1.       Acolhida e reflexão.
·         Slide: O ESPELHO
2.       Leitura do Relatório do encontro anterior;
3.       Confirmar com cada cursista o “Avançando na prática e a data de realização da aula.”
4.       Confirmar a frequência do encontro anterior;
5.       Socialização de atividades realizadas durante a semana.
6.       TRABALHO COM O GUIA GERAL:
Páginas: 22 – Papel do professor;
                34 – Competências esperadas dos Professores ao final do Programa;
                50 e 51 – Direitos e Deveres do Professor cursista e sobre o Projeto;
                68 – Pressupostos da Língua Portuguesa
7.       Trabalho de grupo, por escola.
*Quais possibilidades de temas para serem trabalhados nos projetos.
8.       Vídeo: Acreditar e Agir.
9.       Aniversariantes
Promoveu-se um trabalho de grupo composto por professores de escolas comuns, para pensarem e apresentarem as possibilidades de temas a serem abordados e trabalhados nos projetos, em sala de aula. Refletiu-se o vídeo “Acreditar e agir” e em seguida, para culminar o encontro,  fechamos lembrando os aniversariantes dos meses fevereiro e março de 2011. Deu-se também as orientações para o encontro seguinte: ler as unidades 11 e 12; executar as atividades e a re-leitura sobre projetos.



3o Encontro – GESTAR II – Oficina no 5
Língua Portuguesa – 8h/a
Dia 08/04/2011

Iniciou-se o encontro fazendo a acolhida a todos os participantes, com o texto “Nunca pare de sonhar”, seguida de reflexão, lembrando em forma de silêncio, a tragédia de Realengo. Conforme orienta o material do GESTAR II, partimos para a primeira parte, motivando os professores a exporem as suas opiniões, dificuldades bem como as sugestões diante das atividades (avançando para a prática) realizadas em sala de aula, seguida da entrega dos relatos das experiências por escrito. Muita riqueza nas discussões e contentamento na realização destas, pois a receptividade da turma e de toda a escola foi muito considerável bem como o envolvimento dos alunos. Alguns professores, trouxeram seus próprios alunos para apresentarem na sala de formação, as suas produções; a do cordel, por exemplo. Outros trouxeram fotos em pendrive e ainda vídeos editados por ele mesmos. Riquíssimas as experiências! A partir daí, o ambiente foi de se fazer uma releitura a respeito das unidades em estudo (9 e 10) e levantar pontos importantes sobre os gêneros textuais. Vale ressaltar que alguns professores tiveram dificuldades, porem buscar alternativas e ou outras sugestões e terminaram dando conta das atividades. Seguiu-se para a execução da terceira parte da oficina e realizar as duas atividades propostas pelo TP3: o texto 1, poema tirado de uma noticia de jornal, de Manuel Bandeira e o texto 2, Bom dia, de Gilberto Gil e Nana Caymmi, para planejarem atividades de leitura, interpretação e produção de texto, visando a analise, caracterização e classificação dos gêneros textuais que esses textos realizam. Feitas as apresentações e feitos os comentários que as atividades exigiam, fez-se também a transposição didática, orientando-os sobre a necessidade destas atividades se adequarem à realidade dos alunos, levando em conta o seu meio e a série que estuda. Deu-se prosseguimento com a avaliação da oficina quanto aos objetivos e todo o seu desenvolvimento; apontaram as dificuldades que possam enfrentar nas salas de aula, principalmente no envolver os outros colegas professores nas atividades e infra-estrutura de algumas escolas. Porém apresentam muito empenho e dedicação para as atividades futuras.








Nenhum comentário:

Postar um comentário