Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de abril de 2011

IV RELATÓRIO DE MATEMÁTICA

              
  SECRETARIA MUNICIPAL DE DUCAÇÃO E CULTURA -SEMEC
PDE-GESTAR – II
RELATÓRIO DO ENCONTRO PRESENCIAL N° 4
DATA: 07/04/2011
LOCAL: UNIDADE ESCOLAR PE. LUIS DE CASTRO BRASILEIRO
TUTOR: José Orlando
RESUMO DAS ATIVIDADES
I.                     TURNO: MANHÃ

·         Revisão da Unidade 3 do TP1: articulando conhecimento envolvendo os conteúdos: Impostos e Porcentagem
·         Aula expositiva dirimindo dúvidas sobre cálculos envolvendo situações reais no cálculo de impostos e porcentagem nos caso de vendas com lucro, vendas com prejuízo, lucro7prejuízo sobre preço de custo e lucro/prejuízo  sobre o preço de venda.
·         Discussão em grupo de como construir uma situação problema que melhor se adeqüe a realidade em sala de aula e como construir projetos a partir dessa situação.
·         Debate/discussão sobre como construir um currículo em rede dos conteúdos no ensino fundamental maior  como forma de facilitar a construção de saberes. – Leitura do texto em referência enfatizando: Pontos essenciais, quais objetivos se deseja alcançar com esse modelo de currículo e principalmente, o papel do professor nessa modalidade.
·         Revisão: Unidade 4 do TP1, articulando os seguintes conteúdos: Impostos, gráficos e números Inteiros negativos
·         Leitura do texto transposição didática com o tema a “importância do professor como construtor do conhecimento”.
·         Realização de oficinas: socializando o conhecimento e experiências em salda de aula: Seção coletiva 1 e 2.

II.                    TUIRNO TARDE

·         Estudo da Unidade 5 (TP2) – Revisão a pedido dos professores cursistas através de aula expositiva dirimindo dúvidas sobre dificuldades na resolução dos problemas envolvendo os seguintes conteúdos: Proporcionalidade, Razão relacionada as grandezas: velocidade, densidade, densidade demográfica), proporção envolvendo médias,  Medidas(área, volume, comprimento,  massa, capacidade, agrárias,ângulos, etc).
·         Leitura em grupo de  textos :
a.        Transposição didática: Como abordar o conteúdo: Proporcionalidade e Medidas em sala de aula
b.        Resolução de atividades relacionada aos temas em discussão bem como  registro das dificuldades ali encontradas.
c.        Discussão /Debate do texto de referência para esta Unidade: “Avaliação em Matemática, abordando objetivos, Instrumentais, resolução de problemas: características.
·         Estudo da Unidade 6: Explorando conceitos matemáticos envolvendo o conjunto dos números inteiros articulando esse conhecimento com atividades esportivas
·         Leitura do texto coletivo e individual, constante na transposição didática sobre o tratamento da informação em sala de aula.
·         Estudo reflexivo sobre texto de referência constante nessa unidade sobre o tema: Flexibilização da aprendizagem matemática.

·         Dificuldades apontadas pelos participantes no desenvolvimento das atividades;:
1)       Articulação dos conhecimentos disseminados nos encontros com o planejamento da escola;
2)       Recursos didáticos incipientes
3)       Precariedade de tempo para planejar atividades
4)       Temas matemáticos diversos daqueles previstos para o desenvolvimento em sala de aula.
Sugestões apresentadas:
1)       Que os conteúdos nos encontro presenciais sejam dissecados aos cursistas por meio de aulas expositivas,pois alegam que os mesmos foram vistos há muito tempo, necessitando, pois, de uma revisão.
2)       Que os conteúdos abordados nos encontros sejam similares ao planejado na escola.

·         Através de uma discussão coletiva escolheu-se o tema a ser trabalho no Projeto. O mesmo tem a seguinte temática::  “ O RESGATE DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA”.

Conclusão:  Sintetizando os principais pontos abordados no encontro, já se observa uma mudança de postura do professor cursista quanto abordagem do conhecimento matemático em sala de aula. Nas discussões levantadas e nos trabalhos por eles conduzidos, já existe  uma preocupação com a contextualização, abordando questões como o significado, a relação entre  conceito científico e conceito espontâneo, trazendo para escola uma nova forma de encarar o ensino da matemática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário