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domingo, 3 de abril de 2011

3º relatório de Matemática GESTAR II

PDE – GESTAR II - 3 ° ENCONTRO PRESENCIAL DATA : 17/03/2011
LOCAL: UNIDADE ESCOLAR PE LUIS DE CASTRO BRASILEIRO
TUTOR: José Orlando da Silva
Relatório das Atividades Desenvolvidas
1. Manhã
• Leitura Coletiva do Texto em Referência Discussão- Discussão
• Execução das Oficinas – Seção Coletiva 1: Part5e A, B e C.
• Revisão das Atividades da Seção 3 –
• Estudos da AA1 - Unidade 1
• Discussão/Debate das dificuldades encontradas, em plenário, sugestões dos grupos para dirimi-las.
• Leitura Coletiva: texto sobre o ensino de matemática hoje.
• Discussão de um melhor tema na matemática para elaboração do Projeto mais próximo realidade do aluno.

2. Tarde
• Estudo da Unidade 2 e 3 da TP1: Seção 1, 2 e 3
• Leitura Coletiva do Texto de Referência da Unidade 3
• Discussão em plenário das dificuldades encontradas na implementação das mesmas em sala de aula e sugestões didáticas/pedagógicas para uma melhor compreensão e disseminação dos conteúdos visando uma aprendizagem dos alunos.
• Estudo do AA1 Unidade 2 e 3 – Debates / discussões / sugestões didáticas para esolução de situações –problemas relacionadas com os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

3. Conclusão
Das atividades desenvolvidas ao longo do encontro, pontuou-se:
a. Um maior envolvimento do professor cursista no desenvolvimento das atividades.
b. Maior receptividade em busca de novas estratégias para o ensino de matemática em salda de aula.
c. Discussão/debates/sugestões na busca da abordagem didática mais adequada para os conteúdos m,atemáticos em salda de aula.
d. Participação do professor orientador, através de aula expositiva, na elucidação das dúvidas surgidas na realização das atividades das unidades do TP1 e AA1 estudadas.
e. Melhor participação do cursista nas sugestões pedagógicas, com vista a adequar a programação curricular do ensino de matemática mais próximo da realidade do educando e com isso, melhorar o ensino – aprendizagem nos moldes com preceituada nos PCNs.

Nesse contexto, conclui-se que torna-se decisivo procurar caminhos que facilitem a passagem da aula clássica copiada para ser copiada, para um ambiente de motivação alternativa, no qual o professor aprece sobretudo como orientador do processo produtivo dos alunos, e estes se dediquem, primordialmente, a participar de modo ativo na construção do conhecimento e da cidadania competente.

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